Dois candidatos de partidos de extrema esquerda, Guilherme Boulos (PSOL) e Manuela d'Ávila (PCdoB), que disputavam o segundo turno pela prefeitura de São Paulo e de Porto Alegre, respectivamente, sofreram sonora derrota ontem (29) com o resultado das urnas. Guilherme perdeu com 40,62% dos votos válidos e Manuela, com 45,37%.
Tal resultado é evidenciado como decepcionante para seus apoiadores quando comparado às estimativas e expectativas geradas, inclusive por pesquisas eleitorais de institutos famosos. Na véspera da votação em primeiro turno, o Ibope apontou 40% das intenções de votos válidos para Manuela, contra 25% para o segundo colocado, Sebastião Melo (MDB), com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos; o resultado foi 31,01% dos votos válidos para Sebastião e 29% para Manuela. E no segundo turno, o Ibope apontava, na véspera da votação, 51% das intenções de votos válidos para Manuela, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Já em São Paulo Boulos aparecia na pesquisa Datafolha de véspera do segundo turno com 45% das intenções de votos válidos, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.