O Brasil é um país onde os funcionários do setor público ganham mais, na média, em relação aos trabalhadores do setor privado que exercem função similar. Apesar de ter apenas 12,5% do total de empregados exercendo cargo como funcionário público, enquanto a média da OCDE é de 21,1%, o Brasil apresenta uma razão (salário público/salário privado) bastante acima da média mundial. Em média, um empregado do Estado, considerando as esferas municipal, estadual e federal, ganha 67% a mais que um trabalhador do setor privado do país exercendo função similar, enquanto a média do mundo inteiro é de apenas 16% a mais, ou seja, essa desigualdade brasileira baseada em privilégios supera em mais de 300% o que é praticado internacionalmente, de acordo com dados do Banco Mundial.
Brasil: quanto um funcionário público ganha a mais que um privado em função similar? Veja dados
Diego Cavalheiro
0
Diego Cavalheiro
Bacharel em Economia pela UFPB; Editor-chefe do blog Pensando Direita; Comentarista político na TV Master e na TV Nordestina; Empresário; Consultor financeiro; Cofundador da Rede Intelicidades.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.