A Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicou um relatório, mostrando que com a pandemia de Covid-19 foram perdidas 8,8% das horas de trabalho em todo o mundo, isso equivale a 255 milhões de empregos em tempo integral. A comparação ocorreu com o último trimestre de 2019, e foram consideradas as horas de trabalho perdidas, as jornadas de trabalho reduzidas e também aquelas pessoas que perderam o emprego.
Na pandemia, as mulheres foram mais afetadas do que os homens, representando 5% da perda de emprego, enquanto eles, 3,9%. Os jovens (15-24 anos) também foram afetados pela saída ou adiamento de entrada no mercado de trabalho, representando 8,7% de redução, enquanto a perda na população adulta, 3,7%. A Organização calcula que a renda reduziu em US$ 7 trilhões em todo o mundo, correspondendo a 8,3% da renda global do trabalho, ou 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
O relatório identifica que essas perdas não estão relacionadas a falta de vagas, mas sim por causa da inatividade. Seja por restrições impostas durante a pandemia, ou por terem parado de procurar uma ocupação, o fato é que 81 milhões de pessoas deixaram o mercado de trabalho por não conseguir trabalhar.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.