A plataforma de streaming musical Spotify adquiriu uma patente que possibilita não somente a localização do usuário, mas a captação de ruídos de fundo e de sua voz para considerar o seu “estado emocional” e o que se passa a seu redor, a fim de lhe sugerir uma trilha sonora. Com base em “entonação, ênfase, ritmo e unidades de fala”, o aplicativo poderá também identificar o seu sexo e a sua idade; leva em consideração o histórico de audição e o histórico de amigos.
Segundo a RT, Spotify alegou que esperar o usuário detalhar suas preferências exige demais do ouvinte médio e consome um tempo que ele poderia gastar ouvindo músicas.
Em julho de 2020, a plataforma citou um estudo de três meses que analisou 17,6 milhões de músicas escutadas por 5.808 pessoas. Uma inteligência artificial conseguiu, com isso, precisar com relativo sucesso os seus “traços de personalidade que previam gostos musicais”. Em novembro do mesmo ano, noticia o site Techradar, Spotify instou milhares de usuários a verificar a segurança de suas contas devido a um ataque cibernético.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.