No dia 22 de março, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. Diante disso, os benefícios previstos na legislação, que abarca a pessoa com deficiência visual, serão estendidos para os que possuem visão monocular. A sanção aconteceu em cerimônia no Palácio do Planalto. Esse projeto havia sido vetado pelo então presidente Lula em 2008.
“Esse governo, sobretudo na pessoa da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, sempre teve um olhar carinhoso para as pessoas com necessidades especiais. O presidente Bolsonaro, em mais uma demonstração de sensibilidade com esse público, reconhece os direitos dos portadores de visão monocular, que passam assim a contar com os mesmos benefícios previstos em lei que os portadores de deficiência visual”, afirmou o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, presente ao evento.
É dita visão monocular quando a pessoa apresenta visão normal em um olho, enquanto no outro só possui visão igual ou inferior a 20%, dificultando sua coordenação motora e equilíbrio, pois perde noção de distância, profundidade e espaço.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.