Após a anulação da delação de Sérgio Cabral pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com 7 votos a 4, o ministro Marco Aurélio criticou o ministro Dias Toffoli. A delação de Cabral comprometeria Toffoli, que teria praticado corrupção através da venda de sentenças quando esteve à frente do Tribunal Superior Eleitoral.
Aurélio alegou que o voto de Toffoli suja a imagem do STF, pois ele estaria julgando em causa própria, e afirmou ainda que se estivesse no lugar dele, teria se declarado impedido para julgar.
“Por isso é que o Supremo hoje em dia quase não é levado a sério. Isso é péssimo em termos institucionais. Perde a instituição. Não estou atacando o colega, estou defendendo a instituição que integro. Eu, no lugar dele, teria me declarado impedido ontem, porque a comunidade jurídica e os leigos não entendem isso. Julgar em causa própria é a pior coisa para o juiz. Eu esperava que ele saísse do processo. No lugar dele, eu teria saído”, afirmou o ministro Marco Aurélio em entrevista ao UOL.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.