Antes de apresentar a divisão das correntes políticas, é importante destacar as duas linhas gerais que indicam se alguém é de direita ou de esquerda: a cultural e a jurídica.
1. Cultural – Identificação e alinhamento da pessoa com uma das duas visões de mundo:
Direita: defende a tradição - são as ideias e os valores derivados da filosofia grega clássica (Platão e Aristóteles) e da moral judaico-cristã.
Esquerda: defende o progressismo - são os valores e ideias derivados da filosofia grega epicurista e da moral pagã e neopagã (relativismo moral proativo).
2. Jurídica – Baseado no grau de adequação/submissão do indivíduo ao Estado Moderno: é o nível de interferência do poder estatal (e dos direitos sociais) sobre os direitos individuais e civis:
Direita: direitos natural e civil do indivíduo
Esquerda: direitos social e coletivo do Estado
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• Divisão das Correntes Políticas •
Ultraesquerda: comunismo;
Extrema Esquerda: socialismo;
Esquerda: nacional-socialismo ou marxismo nacionalista (fascismo e nazismo) e socialismo fabiano;
Centro-Esquerda: social-democracia e nacionalismo (corporativismo/integralismo);
Centro: social-liberalismo;
Centro-direita: conservadorismo (comunitarista);
Direita: conservadorismo liberal e liberalismo clássico;
Extrema Direita: libertarianismo tradicionalista (jus-naturalista);
Ultradireita: anarquismo tradicionalista e anarcocapitalismo.
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Nos Estados Unidos os socialistas roubaram para eles o termo “liberal”, com o objetivo de desvincular o LIBERALISMO (e as liberdades) do espectro da direita.
Isto forçou os liberais clássicos a adotarem por lá o termo libertário. Entretanto, na Europa e no Brasil, o termo libertário foi ficando ainda mais à direita na medida em que fincava suas bases no direito natural (jus-naturalismo).
No Brasil os libertários estão recebendo um epíteto diferente: “anarcolavistas”. Esta definição se deve ao fato de que a doutrina libertária no Brasil está se firmando sobre as bases da Filosofia Clássica, resgatada no Brasil pelo professor Olavo de Carvalho.
O sistema de pensamento libertário tradicionalista recebe os contornos da filosofia pura de Olavo e da filosofia política de Hans-Hermann Hoppe.
Curiosidade:
O grande Mario Ferreira dos Santos, profundo estudioso da tradição cristã, se autodefinia como “anarcocristão”.
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