O grupo empresarial que comanda a maior emissora de TV do país, a rede Globo, tentou de várias maneiras adquirir os direitos de transmissão da Copa América, que será realizada no Brasil em 2021 e trasmitida pelo concorrente SBT. Após se desentender com a Conmebol, que organiza o evento e vende os direitos de sua transmissão, e ser processada por quebra de contrato por ela, a Globo precisaria de um "perdão" da instituição para que pudesse atravessar a negociação das emissoras concorrentes, algo que não ocorreu, apesar de grandes esforços, segundo o site Notícias da TV. Executivos da emissora teriam viajado ao Paraguai em outubro de 2020 exatamente para pedir perdão à Conmebol em nome do grupo empresarial. Isso também teria ocorrido em 2021, após fracasso na primeira tentativa.
Ao se consumar a derrota dos globais nas tratativas, o grupo Globo, por meio de seus diversos veículos de comunicação, passou a boicotar a competição supostamente por estar estabelecida no Brasil, cujo governo é comandado por um inimigo político, o presidente Jair Bolsonaro, que cortou drasticamente os repasses de verbas publicitárias à emissora. A motivação propagada pelos globais para o boicote foi "o descaso do país e do governo federal para com a pandemia", insinuando inclusive uma concordância dos jogadores da seleção brasileira e de seu treinador, algo que foi vexatoriamente desmentido por eles recentemente.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.