Entrou em vigor no último dia 17 de julho em Portugal uma lei que dá amplo poder de censura ao Estado. A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC), criada em 2006 no país, passou a ter a prerrogativa de analisar e avaliar conteúdos, podendo classificá-los como "desinformação" de acordo com critérios arbitrariamente formulados e eventualmente censurá-los. A instituição também pode censurar quando acionada por queixas de qualquer cidadão. A lei também criou selos para entidades jornalísticas consideradas "fidedignas".
Diante disso, o Sindicato de Jornalistas de Portugal divulgou uma nota: "A criação de um conceito de ‘desinformação’ com consequências jurídicas ao nível sancionatório é inaceitável", diz um trecho. Após reprovações sociais como essa, a Assembleia da República de Portugal (parlamento nacional) voltará a analisar lei durante o ano.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.