De acordo com a Agence France-Presse, a Justiça de Cuba condenou por sedição (revolta contra autoridade constituída) 20 manifestantes que participaram dos protestos contra a ditadura comunista em 11 de julho de 2021. Essa é a primeira sentença conjunta pelo crime de sedição proferida no país.
No grupo dos condenados, 15 adultos entre 18 e 59 anos de idade receberam penas de prisão abaixo do pedido pela acusação. Todos os réus foram considerados culpados. Um jovem de 18 anos foi condenado a cinco anos de trabalho correcional sem internamento. Cinco menores, entre 16 e 17 anos, foram condenados a cinco anos com limitação da liberdade.
A Justiça de Cuba não divulgou publicamente as sentenças, e a imprensa estatal não noticiou a decisão. Recentemente alguns ativistas denunciaram falta de garantias, fabricação de provas e penas excessivas nesses processos em torno dos maiores protestos antigovernamentais em décadas.
A ditadura informou que foram processados 790 cidadãos por atos relacionados aos protestos de 11 de julho, dos quais 55 têm entre 16 e 17 anos. Outros 27 são menores de 16 anos, aos quais foram aplicadas medidas alternativas por não terem atingido a idade mínima penal.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.