Em uma entrevista à TV Senado, o senador Plínio Valério trouxe esclarecimentos sobre sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa limitar os mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador explicou que a PEC foi apresentada há quatro anos com o objetivo de evitar situações como a que ocorre atualmente, em que alguns ministros assumem uma postura de semideuses, acreditando não precisar dar satisfações a ninguém e intrometendo-se em todos os assuntos.
Valério argumentou que, devido aos mandatos vitalícios, alguns ministros têm extrapolado suas atribuições previstas na Constituição, usurpando prerrogativas do Legislativo e Executivo. Ele ressaltou a insustentabilidade dessa situação e reconheceu a responsabilidade do Senado nesse contexto. O senador criticou as sabatinas, que, segundo ele, muitas vezes são apenas um teatro com resultados já acordados previamente.
Plínio Valério alertou para a omissão do Senado e enfatizou que é necessário agir para impor limites à atuação do STF. Ele lembrou que o Senado possui o poder de impeachment dos ministros, porém, esse poder nunca é utilizado. Essa falta de ação, de acordo com o senador, permite que certas figuras extrapolem suas prerrogativas, resultando em um descrédito cada vez maior.
Confira detalhes no vídeo:
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.