Ministro da Justiça, Flávio Dino, toma decisão polêmica sobre extradição de suposto espião russo. Nesta quinta-feira (27), Dino anunciou que o governo brasileiro não autorizará a extradição de Serguei Vladimirovich Cherkasov para os Estados Unidos. O russo está preso desde outubro do ano passado, acusado no Brasil de uso de documento falso e sendo investigado por suspeita de integrar uma organização criminosa, atos de espionagem, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele tentou se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, em Haia, utilizando identidade brasileira falsa.
A decisão do ministro se baseou em um parecer técnico do Ministério da Justiça. O pedido de extradição foi feito pelos EUA ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça, alegando que Serguei entrou nos EUA com documentos brasileiros falsos. Entretanto, o Ministério da Justiça não aceitou o pedido.
Em março, o ministro do STF, Edson Fachin, havia validado a declaração de entrega voluntária de Serguei à Rússia. No entanto, a extradição imediata para a Rússia fica impedida devido às investigações ainda em andamento no Brasil.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.