O ex-secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Carlos José Assumpção Penteado, fez declarações impactantes em depoimento à CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que investiga as depredações ocorridas nas sedes dos Três Poderes. Ele afirmou que houve inércia por parte do então ministro do GSI, Gonçalves Dias (GDias), durante a invasão ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro.
Confira detalhes no vídeo:
Segundo Penteado, se as informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tivessem sido repassadas por GDias, as forças de segurança teriam tido tempo para reagir. Ele destacou uma falha no fluxo de informações entre os órgãos de segurança do Planalto.
"Poderia não ter acontecido? Poderia. Se os alertas tivessem chegado àqueles que tinham condições de colocar em execução o Plano Escudo, isso teria sido efetivo. A inteligência não chegou a quem devia atuar. Os alertas eram enviados direto ao ministro [GDias]. Não chegou para nós", afirmou o militar da reserva. Penteado ainda mencionou as mensagens trocadas entre o ex-diretor-geral da Abin, Saulo Moura, e GDias na manhã do dia 8 de janeiro, reforçando a importância do acesso às informações de inteligência para a segurança do Palácio do Planalto.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.