A promessa de encerrar a chamada "guerra fiscal" com a aprovação da reforma tributária no Brasil pode não passar de uma mera promessa. Segundo a advogada Beatriz Finochio, o texto em análise no Congresso tem o potencial de aprofundar os conflitos entre os municípios brasileiros, em vez de resolvê-los.
A reforma tributária, que buscava trazer estabilidade e uniformização à tributação em todo o país, pode, na realidade, intensificar a competição fiscal entre as prefeituras. Beatriz Finochio alerta que os municípios podem adotar estratégias semelhantes à "guerra fiscal" atualmente observada entre os estados, buscando atrair investimentos através de incentivos fiscais, mesmo que isso implique em perdas significativas de arrecadação.
Essa perspectiva levanta preocupações sobre o impacto real da reforma tributária no cenário fiscal municipal, com a possibilidade de uma competição fiscal desenfreada que pode prejudicar a receita de várias cidades.
Aviso: nós do blog Pensando Direita estamos sendo perseguidos por políticos e seus assessores nos grupos de WhatsApp! Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.