O Tribunal de Contas da União (TCU) realizará uma fiscalização inédita sobre os presentes recebidos pelo presidente Lula durante seu primeiro ano de mandato. A decisão, que atende a um pedido da comissão de fiscalização financeira e controle da Câmara dos Deputados, destaca a necessidade de avaliar os quase 5.000 presentes recebidos por Lula nos primeiros 10 meses, que incluem livros, camisetas, terços, imagens de Santos, kits para churrasco e até um violão presenteado pela banda Coldplay. O objetivo da fiscalização é verificar se o presidente incorporou presentes impessoais pertencentes à União ao seu acervo pessoal. O governo tem a possibilidade de recorrer da decisão.
Confira detalhes no vídeo:
A decisão do TCU representa uma mudança significativa, uma vez que tradicionalmente a auditoria sobre presentes presidenciais ocorria apenas ao término do mandato. Com essa iniciativa, busca-se garantir transparência e impessoalidade no tratamento dos presentes, respondendo às demandas da sociedade por maior escrutínio sobre as ações dos presidentes.
O TCU, por unanimidade, aprovou o pedido, destacando a importância de aplicar critérios de transparência e impessoalidade desde o início do mandato. A decisão coloca em pauta a necessidade de avaliar presentes presidenciais de maneira mais contínua, alinhando-se aos princípios democráticos de prestação de contas e responsabilidade pública.
Tenha seu comentário ou desabafo lido por milhares de pessoas através do blog Pensando Direita! Publicaremos no nosso site em até 24h, no formato de matéria, uma mensagem sua com até 280 caracteres. Para que isso ocorra, precisamos apenas que você contribua com nosso funcionamento através de um PIX de R$ 0,99 (chave PIX: 83988011777), colocando sua mensagem na LEGENDA DO PIX. Envie quantas vezes quiser. Para ser publicada, sua mensagem NÃO pode conter: AMEAÇA, PALAVRÃO, INJÚRIA, CALÚNIA, DIFAMAÇÃO OU QUALQUER CONTEÚDO CRIMINOSO. Colocaremos como autor(a) o nome e último sobrenome que aparecem na sua chave PIX.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.