Nesta quinta-feira (28), o Congresso Nacional promulgou o marco temporal e a desoneração da folha de pagamentos dos servidores públicos. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) comentou sobre esses temas em entrevista, destacando a relevância e os possíveis desdobramentos. A promulgação, realizada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, levanta questões sobre possíveis contestações no Supremo Tribunal Federal (STF) devido a supostas inconstitucionalidades, algo que já ocorreu em setembro.
O senador Plínio Valério expressou dúvidas quanto à disposição do STF em reavaliar a decisão anterior, destacando que qualquer intervenção que usurpe as prerrogativas do Congresso seria uma provocação. O marco temporal, tema central da discussão, envolve populações indígenas, e a possível atuação do STF gera incertezas sobre como o caso será tratado, considerando décadas de debate e decisões recentes da corte.
Diante da ação de partidos no STF buscando parecer sobre o tema, o comentarista Cristiano Vilela questionou a possibilidade de a corte reavaliar sua decisão. O senador Plínio Valério expressou esperança de que o STF reconheça a competência do Parlamento, proporcionando segurança jurídica e evitando confrontos. O debate destaca a importância da decisão do STF para a estabilidade jurídica do país.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.