Em 2023, as indicações do presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) resultaram em uma redução na presença feminina em ambas as cortes.
Confira detalhes no vídeo:
Nas duas oportunidades de ampliar o número de ministras no STF, Lula optou por indicar homens: Cristiano Zanim, para a vaga deixada por Ricardo Lewandowski, e Flávio Dino, que substituirá a ministra aposentada Rosa Weber. Com essas escolhas, a suprema corte ficará com apenas uma mulher, a ministra Carmen Lúcia.
No caso do Superior Tribunal de Justiça, Lula indicou apenas uma mulher e dois homens. Essas decisões geraram frustração entre apoiadores que esperavam um aumento na representação feminina nos tribunais superiores, destacando a importância do debate sobre a diversidade de gênero nessas instâncias judiciais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.