O governo federal anunciou a possibilidade de cortar R$ 4,4 bilhões no orçamento de 2024 em busca da meta de déficit zero neste ano. De acordo com o Ministério do Planejamento, a redução decorre da inflação menor em 2023, que diminuirá o limite de gastos para o corrente ano fiscal. A inflação de 4,62% em 2023, abaixo da estimativa inicial de 4,85%, resultou no bloqueio de recursos.
Confira detalhes no vídeo:
A medida segue o novo arcabouço fiscal aprovado em agosto do ano passado, que estabelece limites para os gastos do governo em 2024, ajustados conforme a inflação registrada nos 12 meses até junho do ano anterior.
Segundo o Ministério do Planejamento, esse corte respeita a legislação vigente e permite ao governo ajustar o limite para despesas mediante lei complementar no início de 2024, caso a inflação exceda as projeções até o meio do ano.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.