Emmanuel Macron, presidente da França, anunciou a saída de Élisabeth Borne do cargo de primeira-ministra e revelou seu sucessor, Gabriel Attal, nesta terça-feira (08). Attal, aos 34 anos, se torna o mais jovem ocupante do cargo, sucedendo Borne, que ocupava a posição desde maio de 2022.
Confira detalhes no vídeo:
O sistema político semipresidencialista francês confere ao presidente o poder de nomear o primeiro-ministro, que é o chefe de governo. Attal, antes Ministro da Educação, é notável por ser abertamente gay. Sua nomeação é vista por alguns como uma estratégia de Macron para atrair um público mais jovem e inclinado a causas liberais.
O presidente, enfrentando críticas por medidas impopulares, como a reforma previdenciária e questões migratórias, busca renovar sua imagem política, especialmente com as eleições europeias e o desafio representado por Marine Le Pen. A escolha de Attal é considerada ousada, e o sucesso de sua gestão nos próximos meses pode influenciar o cenário político na França, que já se prepara para as eleições de 2024.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.