VÍDEO: ELEIÇÕES 2024 TERÃO CONSULTA POPULAR SOBRE TEMAS LOCAIS

VÍDEO: ELEIÇÕES 2024 TERÃO CONSULTA POPULAR SOBRE TEMAS LOCAIS

O processo eleitoral em São Paulo para escolha de prefeitos, vereadores e demais candidatos sofreu alterações significativas, trazendo inovações para as eleições municipais de 2024. Dentre as mudanças, destaca-se o reforço na atuação política da mulher e grupos sociais sub-representados, além do combate à desinformação. A Emenda Constitucional nº 111 introduziu a possibilidade de consultas populares sobre questões locais, permitindo que a população influencie decisões, como a abertura de escolas ou unidades de saúde, mediante aprovação das câmaras de vereadores.

Outra medida relevante visa combater a disseminação de fake news durante as eleições. A Justiça Eleitoral determinou penalidades, incluindo penas de reclusão de 1 a 4 anos para quem espalhar informações falsas ou utilizar inteligência artificial para enganar eleitores. Em casos de discriminação contra candidatos detentores de mandato, gestantes, pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos, as penas podem ser ainda mais severas, visando garantir a integridade do processo eleitoral.

Além disso, uma novidade é a introdução das chamadas federações partidárias, permitindo que dois ou mais partidos se unam por, no mínimo, 4 anos. Essas mudanças buscam fortalecer a democracia e assegurar a transparência e legitimidade do processo eleitoral em São Paulo.

Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Post a Comment

Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem x