O Ministério da Saúde anunciou, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (24), a formação de um grupo de trabalho dedicado à medicina indígena. A iniciativa visa desenvolver uma proposta para incorporar o uso de medicinas indígenas no SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena), parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS).
O grupo de trabalho será composto por 10 técnicos da Secretaria de Saúde Indígena (Cesai), representantes do Ministério da Saúde, de governos estrangeiros, empresas privadas e organizações não governamentais envolvidas na temática. Sua função incluirá reunir documentos e informações de órgãos relacionados à promoção da saúde indígena, além de sistematizar propostas de planos e ações.
As reuniões do grupo acontecerão duas vezes por mês ao longo de um ano, podendo ser prorrogadas por mais um ano. A portaria destaca a intenção de oferecer aos povos indígenas acesso à atenção integral à saúde, considerando sua diversidade social, cultural, geográfica, histórica e política.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.