O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (10) sua intenção de tornar obrigatória a divulgação da distribuição de verbas para campanhas políticas nas eleições municipais de 2024. A proposta será debatida em audiências lideradas pela ministra Cármen Lúcia. Além disso, a corte planeja discutir a distribuição do fundo eleitoral entre os partidos, em uma série de consultas públicas para alterar as atuais diretrizes de gestão e distribuição do Fundo de campanha eleitoral, conhecido como "Fundão".
A relatoria do caso está a cargo da ministra Cármen Lúcia, que sugere a obrigatoriedade de partidos divulgarem, em seus sites, não apenas o valor recebido do fundo, mas também os critérios de distribuição dos recursos. Estas mudanças propostas pelo TSE, caso aprovadas, já serão aplicadas nas eleições municipais deste ano.
O Fundo Eleitoral para as campanhas regionais atingirá a marca de R$ 9,9 bilhões, o dobro do valor das eleições de 2020. O TSE também abrirá espaço para sugestões de alterações no Fundão por parte de pessoas, instituições públicas e privadas, incluindo os próprios partidos políticos, tribunais regionais eleitorais e associações profissionais e acadêmicas. As propostas serão recebidas durante audiências públicas entre os dias 23 e 25, transmitidas ao vivo pelo canal da justiça eleitoral no YouTube.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.