A proposta para acabar com as "saidinhas" temporárias de presídios foi aprovada em texto submetido à Comissão no Senado nesta semana. Segundo informações do Estadão, técnicos do Ministério da Justiça avaliam que a medida pode gerar um efeito chamado "panela de pressão" dentro das unidades de segurança.
Confira detalhes no vídeo:
A percepção é compartilhada por técnicos do Ministério da Justiça que acompanham a situação das penitenciárias e veem o benefício das saídas temporárias de presos em datas comemorativas como uma ferramenta incentivadora de bom comportamento dos internos. A proposta de acabar com as saídas temporárias de presos em datas comemorativas como uma ferramenta incentivadora de bom comportamento dos internos foi aprovada em texto submetido à comissão do Senado e pode minar o mecanismo que alivia a chamada panela de pressão dos presídios.
A discussão em torno das saídas temporárias dos presídios ressalta o fracasso do sistema carcerário e penal do país. Embora as saídas tenham sido um benefício estabelecido pela lei de execução penal para presos no regime semiaberto, a ausência de colônias penais e a aplicação inconsistente das regras têm gerado controvérsias. A falta de investimento nos estabelecimentos carcerários é destacada, levantando questões sobre a ressocialização dos presos e a efetividade das políticas públicas de segurança.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.