A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou um projeto de lei que propõe o fim da saída temporária para presos, conhecida popularmente como "saidinha". Com a aprovação de um requerimento de urgência, a proposta segue diretamente para o Plenário, sem passar por outras comissões, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O projeto desperta debates sobre as mudanças na legislação penal e tem levantado questões sobre o impacto no sistema carcerário brasileiro.
Confira detalhes no vídeo:
Para entender as implicações e possíveis mudanças na lei, a Jovem Pan News entrevistou o advogado criminalista e especialista em segurança pública, Berlinque Cantelmo. Cantelmo discutiu sobre a tramitação do projeto no Senado, destacando a importância da análise da CCJ para validar o texto quanto à constitucionalidade. Ele também abordou os possíveis impactos das mudanças propostas na legislação penal brasileira.
Cantelmo compartilhou sua visão sobre o projeto, destacando a importância de considerar as nuances do sistema carcerário brasileiro e o processo de ressocialização dos detentos. Ele levantou questões sobre a eficácia da saída temporária como instrumento de ressocialização e propôs reflexões sobre a necessidade de intervenções específicas, como exames criminológicos e monitoramento eletrônico, para garantir a segurança pública e a efetividade das políticas penitenciárias.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.