Os gastos militares globais em 2023 alcançaram o maior patamar da História Contemporânea, revela o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. Excluindo as duas guerras mundiais, o aumento de 99% em relação a 2022 levanta preocupações sobre a segurança internacional. Em uma transmissão ao vivo da Polônia, o correspondente Luca Bassani destaca que o mundo enfrenta riscos significativos, considerando a conjuntura atual e os antecedentes históricos.
O relatório ressalta as tensões entre Rússia e Ucrânia, com a guerra completando dois anos. Os crescentes investimentos russos em mísseis hipersônicos e o aumento dos gastos militares global, especialmente pelos Estados Unidos e países da OTAN, elevam o risco de conflitos. As implicações geopolíticas de uma possível eleição de Donald Trump nos EUA intensificam a preocupação com o enfraquecimento da OTAN e uma mudança nas relações internacionais.
Enquanto isso, na Ásia Pacífico, a Coreia do Norte aumenta as tensões com novos disparos de mísseis balísticos intercontinentais. A possibilidade de Donald Trump voltar ao poder e as incertezas em torno da saúde mental de Joe Biden adicionam complexidade ao panorama global. A entrevista de Vladimir Putin destaca as nuances geopolíticas, apontando para um cenário instável em 2023, com desafios na Ucrânia, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.