O Portal da Transparência implementou mudanças significativas para aprimorar a divulgação de emendas parlamentares. Além das categorias já existentes, como emendas de comissão, bancada e relator, agora o portal diferencia emendas individuais em duas modalidades: transferências com finalidade definida e transferências especiais.
Essa nova classificação, segundo a Controladoria Geral da União, permite uma identificação clara das emendas especiais, que direcionam recursos diretamente para Estados, municípios e Distrito Federal sem a necessidade de um projeto específico. Colunas adicionais, como programa orçamentário e plano orçamentário, foram incluídas para uma classificação mais detalhada dos recursos.
O portal busca aumentar a transparência ao divulgar detalhes sobre emendas parlamentares, incluindo a indicação do parlamentar responsável e o beneficiário, como prefeituras e governos estaduais. Apesar dessas melhorias, ainda não está prevista a divulgação do uso específico dos recursos, uma característica das emendas PiX, frequentemente comparadas às extintas emendas de relator do orçamento, conhecidas como RP9 ou "orçamento secreto", cuja falta de transparência levou à sua declaração de inconstitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.