O renomado jurista Ives Gandra Martins divulgou um vídeo explicando por que os Estados Unidos rejeitaram o pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos, solicitado pelo STF brasileiro devido a supostos "ataques à democracia". Segundo Martins, a justiça americana considerou a amplitude da liberdade de expressão no país antes de tomar a decisão.
Confira detalhes no vídeo:
Gandra destacou que a recusa da extradição se deu devido à percepção dos juristas americanos de que as acusações contra o jornalista se limitavam à expressão de opinião, o que reforça a amplitude da liberdade de expressão nos Estados Unidos.
O jurista enfatizou que esse episódio levanta questionamentos sobre o estado da democracia no Brasil, denominando-a como "democracia relativa" devido à falta de liberdade de expressão e à existência de presos políticos. Ele convocou os três poderes a refletirem sobre o conceito de verdadeira democracia representativa.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.