Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira, sugeriu a possibilidade de um racha entre os ministros do STF. De acordo com o jornal, o presidente da corte, Luiz Roberto Barroso, teria se desentendido com os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes em julgamentos recentes, colocando em risco seu poder de articulação como líder do tribunal. Barroso obteve vitórias em teses sobre questões como a revisão da vida toda no cálculo de aposentadorias e sobras eleitorais, o que causou descontentamento entre seus pares.
Confira detalhes no vídeo:
Ministros, em conversa reservada com a Folha, indicaram que a irritação de Moraes aumentou devido à percepção de que Barroso teria articulado nos bastidores a mudança de posição do Ministro Luiz Fux, resultando em uma derrota no julgamento.
Gilmar Mendes, por sua vez, teria ficado irritado com a interrupção da análise da ampliação do foro especial na corte, uma tese defendida por Barroso, que paralisou o julgamento ao solicitar mais tempo para análise quando já havia quatro votos a favor. O caso permanece parado por pedido do Ministro André Mendonça.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.