Um ciclone extratropical está se formando em alto-mar, causando ventos intensos e chuvas fortes em partes do leste da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que os maiores volumes de chuva podem exceder 50 mm entre o Paraná e o sul do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Catarina. No extremo sul gaúcho, são aguardados ventos acima de 80 km/h e chuvas acumuladas superiores a 80 mm.
Este sistema de baixa pressão, que também traz consigo uma frente fria, vai intensificar o ar frio em toda a região Sul e em partes do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Como resultado, a sensação térmica será de frio nos três estados sulistas.
Embora a previsão indique que o tempo seco retornará a partir de quarta-feira (29/5), com a entrada de um sistema de alta pressão e o afastamento do ciclone para o oceano, os ventos e as chuvas ainda preocupam os moradores de Pelotas. Isso se deve ao impacto na Lagoa Mirim, que influencia diretamente o nível da Lagoa dos Patos, aumentando o risco de enchentes, conforme alertado pelo professor de hidrologia da Universidade Federal de Pelotas, Samuel Beskow.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.