Nos últimos dias, os memes envolvendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o aumento de impostos se tornaram virais nas redes sociais. Mais de 100 sátiras relacionadas a Haddad foram amplamente compartilhadas, e pelo menos duas dessas piadas chegaram a ser exibidas nos telões da Times Square, em Nova York. O aumento da repercussão se deve ao debate acirrado em torno do PLP (Projeto de Lei Complementar) 68 de 2024, que visa regulamentar a reforma tributária no Brasil, e também ao recente fim da isenção de compras internacionais de até US$ 50.
Confira detalhes no vídeo:
A onda de memes critica Haddad principalmente em relação às novas propostas de aumento de impostos e às mudanças na política de isenção para compras online. Um dos memes mais populares altera um trecho do filme “O Gladiador”, onde o ministro é retratado como o imperador Commodus, interpretado por Joaquin Phoenix, e o personagem de Russell Crowe, Maximus Decimus Meridius, é rebatizado como Maximus Tributus Assalariatus.
A utilização de memes e paródias para expressar descontentamento com políticas públicas é uma forma moderna de crítica política. A viralização desses conteúdos demonstra como as redes sociais podem amplificar debates e influenciar a percepção pública sobre decisões governamentais, enquanto Haddad enfrenta um crescente clamor popular contra a reforma tributária.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.