A senadora Damares Alves fez fortes críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, durante seu discurso na tribuna, apontando a responsabilidade das instituições na normalização dos abusos de autoridade. Segundo Damares, esses abusos surgiram devido ao silêncio complacente das autoridades e instituições, que falharam em cumprir seu papel de zelar pela Constituição.
Ela salientou que, em vez de seguir o que a Constituição estabelece — ou seja, que cabe ao Ministério Público promover ações penais —, o ex-presidente do STF, Dias Toffoli, criou um procedimento inédito ao instituir inquéritos diretamente na Corte. Damares considerou essa medida um desvio das normas constitucionais.
A senadora também questionou a falta de resposta de instituições como a Procuradoria da República e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ela alegou que essas entidades não defenderam adequadamente suas prerrogativas e a lei, contribuindo para a deterioração da ordem jurídica ao aceitar tais mudanças.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.