Setembro começou com uma notícia negativa para os brasileiros: o aumento na conta de energia elétrica. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira tarifária vermelha, resultando em tarifas mais altas. Este é o primeiro acionamento da bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021.
O aumento dos custos é atribuído à falta de chuvas e ao clima seco, que elevam as temperaturas e diminuem a disponibilidade de água para geração de energia. Com a redução da produção hidrelétrica, usinas térmicas foram ativadas, o que eleva significativamente o custo da operação.
Esse aumento nas tarifas de energia elétrica afeta diretamente os consumidores e também tem impacto no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), onde a energia é o segundo item mais relevante. Portanto, o aumento nas contas de energia terá um efeito imediato sobre os índices de inflação.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.