Mais de 3 mil militares das Forças Armadas brasileiras estão participando da Operação Formosa, o maior exercício militar do Planalto Central, que se estenderá até o dia 17. Coordenada pela Marinha do Brasil, a operação está sendo realizada no Campo de Instrução de Formosa (CIF), em Goiás, próximo ao Distrito Federal. O treinamento começou em 4 de setembro e inclui a colaboração de forças dos Estados Unidos e da China, além de observadores de outros oito países.
Segundo o Ministério da Defesa, as atividades abrangem operações terrestres e aéreas, utilizando tropas a pé, veículos blindados, aviões, helicópteros, drones e sistemas de artilharia. A Operação Formosa, que ocorre desde 1988, é o maior exercício militar da Marinha no Planalto Central e passou a contar com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira desde 2021.
Nesta edição de 2024, que celebra 36 anos do evento, pela primeira vez há participação de militares do sexo feminino. Setenta e três fuzileiras navais recém-formadas estão envolvidas nos exercícios. Além das forças dos EUA e da China, a operação conta com a presença de observadores de países como África do Sul, Argentina, França, Itália, México, Nigéria, Paquistão e República do Congo.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.