A senadora aborígene australiana Lidia Thorp foi retirada de uma recepção parlamentar em Canberra, durante a visita do Rei Charles III e da rainha consorte Camilla à Austrália. Ao protestar, ela gritou frases como “Esta não é sua terra” e “você não é meu rei”, levantando questões sobre a história colonial do país. A visita real, que ocorre em um contexto de celebração, foi marcada por essa manifestação intensa e emotiva.
Confira detalhes no vídeo:
Durante o discurso do rei no Parlamento australiano, Thorp interrompeu para reivindicar a devolução da terra e lembrar os crimes cometidos contra os povos aborígenes. “Vocês cometeram genocídio contra nosso povo. Devolva nossa terra e o que roubaram de nós”, declarou, exigindo um tratado que reconheça os direitos dos aborígenes e promova reparações. Sua mensagem ecoou a dor e a luta histórica de sua comunidade.
A Austrália, que foi colônia britânica por mais de um século, ainda mantém Charles III como chefe de Estado, apesar de ter conquistado independência. Thorp pede um tratado entre australianos aborígenes e não-aborígenes, focando na campanha “pague o aluguel” para garantir reparações aos povos originários. Seu protesto destaca a necessidade de um diálogo sério sobre a história colonial e a busca por justiça.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.