Desde a manhã desta segunda-feira (28), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, intensificou sua campanha contra as gangues ao mobilizar cerca de 2 mil soldados e 500 policiais para cercar um bairro populoso nos arredores de San Salvador. Bukele afirmou que a operação visa desmantelar os remanescentes de gangues que tentam reocupar a área. “Estabelecemos uma cerca de segurança em todo o bairro para retirar até o último membro da gangue presente”, declarou o presidente em uma coletiva.
A polícia isolou o bairro de San Marcos com uma cerca militar e montou postos de controle para impedir a fuga de suspeitos, conforme relatou o ministro da Defesa, René Francis Merino Monroy. Esta ação é a terceira de sua natureza em San Salvador, após uma operação em março que tinha como alvo a facção Barrio 18. O bloqueio atual reforça a guerra de Bukele contra as gangues, que se intensificou após um aumento da violência em 2022.
Desde o início dessas operações, El Salvador registrou uma queda significativa nos homicídios, resultando em maior apoio popular a Bukele. Apesar de o presidente ter declarado uma vitória sobre o crime organizado, ele prorrogou o "estado de emergência" por mais de dois anos, justificando que as medidas são necessárias para eliminar os remanescentes das gangues no país. Essa abordagem, no entanto, gerou polêmica em relação aos direitos humanos e às liberdades civis na nação.
Clique aqui para ter acesso ao livro O Brasil e a pandemia de absurdos, escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores sobre os absurdos praticados durante a pandemia de Covid-19, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, inconstitucionalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.