Em uma sessão acalorada da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, o deputado Marcel Van Hattem (PL-RS) protagonizou um confronto direto com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Conhecido por sua postura crítica ao governo Lula e ao STF, Van Hattem questionou a interferência do Judiciário nos outros poderes e desafiou publicamente o diretor-geral da Polícia Federal (PF) a prendê-lo em flagrante, caso a instituição seguisse fazendo acusações falsas. Sua fala gerou grande repercussão, com o deputado argumentando que o STF tem ultrapassado suas atribuições, invadindo competências do Congresso e, em sua opinião, perseguindo parlamentares da oposição ao governo.
Durante sua fala, o deputado leu um trecho de um voto de Lewandowski, no qual o ministro defendia a imunidade parlamentar como um mecanismo de proteção contra abusos de poder. Van Hattem questionou se, como parte do Executivo, Lewandowski ainda pretendia seguir a Constituição, como havia afirmado anteriormente. Ele enfatizou que o ministro estava “corretíssimo” em respeitar a Carta Magna e a separação entre os poderes. O parlamentar acusou o STF, especialmente Lewandowski, de estar desrespeitando esse princípio, sugerindo que o Judiciário tem atuado como um aliado do Executivo, influenciando de maneira indevida decisões políticas e legislativas.
Além disso, Van Hattem denunciou abusos cometidos pela Polícia Federal, que, segundo ele, tem agido de maneira desproporcional nas investigações de políticos opositores. O deputado mencionou casos de prisões ilegais, em que cidadãos inocentes ficaram detidos por longos períodos devido a ações irregulares de delegados responsáveis por inquéritos políticos, especialmente os supervisionados pelo ministro Alexandre de Moraes. Para Van Hattem, a postura da PF tem gerado graves violações de direitos, e ao desafiar o diretor-geral da instituição, ele expressou seu repúdio ao uso político da Polícia Federal, pedindo um comportamento mais ético e alinhado aos limites da Constituição.
Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).
Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.
Postar um comentário
Cadastre seu e-mail na barra "seguir" para que você possa receber nossos artigos em sua caixa de entrada e nos acompanhe nas redes sociais.