BRASIL: GLOBO SE DESCUIDA E EXPÕE ÂNCORA DE TELEJORNAL FALANDO MAL DE TURISTAS


Uma situação inusitada marcou o jornal matinal da InterTV, afiliada da Globo nas regiões Norte, Serrana e dos Lagos do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (31/12). Devido a um erro técnico, o RJTV1 entrou no ar antes do horário previsto, interrompendo a transmissão do programa Mais Você. O imprevisto revelou os bastidores do telejornal e resultou em uma gafe ao vivo da jornalista Isabella Chaboudt, que chamou turistas da região de "farofeiros".

Confira detalhes no vídeo:

A confusão começou quando a transmissão foi cortada de forma abrupta, colocando os apresentadores Isabella Chaboudt e Vinícius Ferreira no ar enquanto ainda se preparavam para o início do jornal. Sem perceber que já estavam ao vivo, os dois apresentadores cometeram deslizes que rapidamente viralizaram nas redes sociais.

Vinícius Ferreira foi o primeiro a ser pego de surpresa, enquanto lia os textos do jornal e comentava informalmente. “E nesse momento, xx graus na cidade, roda VT… Agora Farol de São Tomé em Campos, litoral campista… Ia falar paulista…”, disse, demonstrando ainda estar ajustando sua fala.

Logo em seguida, foi a vez de Isabella Chaboudt protagonizar o momento que gerou grande repercussão. Ao fazer comentários sobre a movimentação de turistas na Região dos Lagos, a jornalista disse: “Hoje é dia 31 de dezembro, graças a Deus último dia de 2024. Muita gente quer mais é aproveitar o dia, o sol tá marcando presença na Região dos Lagos, e os turistas como sempre farofeiros…”. A apresentadora interrompeu a frase abruptamente ao perceber que já estava no ar e rapidamente retomou o controle da situação: “Olá, bom dia. Estamos ao vivo com as principais notícias do Estado do Rio”.

O episódio rapidamente ganhou destaque nas redes sociais, com internautas comentando tanto o erro técnico quanto a expressão usada pela jornalista. A palavra "farofeiros", comumente utilizada de forma pejorativa para descrever turistas que levam alimentos e ocupam espaços públicos como praias e parques de maneira descontraída, gerou debate. Alguns espectadores criticaram o comentário como inadequado, enquanto outros encararam o deslize com humor.

A InterTV emitiu uma nota se desculpando pelo ocorrido. “A afiliada reconhece o erro técnico que antecipou a entrada do RJTV1 no ar e lamenta o comentário feito ao vivo, que não reflete a visão da emissora ou de seus profissionais. Estamos reforçando nossos protocolos para evitar que situações como essa voltem a acontecer”, declarou a emissora.

Especialistas em comunicação apontam que incidentes desse tipo são uma consequência das dinâmicas intensas de transmissões ao vivo. “Todo jornalista está sujeito a deslizes em situações de estresse ou imprevistos técnicos. O importante é a forma como o profissional e a emissora lidam com a situação após o ocorrido”, explicou a professora de jornalismo Marta Azevedo.

Apesar da repercussão, Isabella Chaboudt não se manifestou publicamente até o momento. Enquanto isso, o episódio se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, encerrando o ano de 2024 com um toque de humor involuntário no telejornalismo brasileiro.


Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários