MUNDO: TROPAS FRANCESAS APROVEITAM INSTABILIDADE NA SÍRIA PARA ATACAR ESTADO ISLÂMICO


O governo francês confirmou, nesta terça-feira (31/12), a realização de ataques aéreos contra posições do Estado Islâmico (ISIS) na Síria. A informação foi divulgada pelo ministro das Forças Armadas, Sébastien Lecornu, e acontece em um momento de contínua instabilidade no país, que vive as consequências do colapso do regime de Bashar al-Assad.

Confira detalhes no vídeo:

De acordo com Lecornu, os bombardeios ocorreram no último domingo (29/12) e fazem parte da operação internacional Inherent Resolve, liderada pelos Estados Unidos desde 2014. Essa operação tem como objetivo combater o ISIS na Síria e no Iraque, regiões que o grupo extremista tentou controlar durante a década passada. O ministro francês detalhou, em uma publicação na rede social X, que "meios aéreos franceses realizaram ataques direcionados contra locais do Daesh [Estado Islâmico] em solo sírio".

A França se tornou o segundo país a anunciar ataques no território sírio após a queda do regime de Bashar al-Assad, que foi derrubado por forças rebeldes lideradas pelo grupo extremista Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e outros grupos insurgentes. A saída de Assad e o colapso do seu regime representaram uma virada significativa na guerra civil síria, que já dura mais de uma década.

Com o fim do governo de Assad, os Estados Unidos intensificaram suas ações militares contra o ISIS, a fim de evitar que o grupo retome o controle de áreas estratégicas na Síria e na região. Mesmo após a perda do seu último território em 2019, o ISIS continuou a realizar ataques esporádicos em várias partes do país, incluindo ataques a civis e forças militares locais.

A coalizão internacional, que inclui forças dos Estados Unidos, França, Reino Unido e outros países, tem concentrado esforços em eliminar as células remanescentes do ISIS e impedir a reorganização do grupo extremista, que ainda conta com uma rede de apoio e células ativas em várias regiões da Síria e do Iraque. Apesar de sua perda territorial, o Estado Islâmico continua sendo uma ameaça na região e em outras partes do mundo, realizando ataques violentos e mantendo sua ideologia radical.

A operação Inherent Resolve é um esforço coordenado entre diversos países para enfrentar a ameaça do terrorismo, com foco no combate ao ISIS e à Al-Qaeda. Embora a presença militar internacional na Síria tenha diminuído após a derrota do grupo, a instabilidade política e a contínua fragmentação do país oferecem terreno fértil para o ressurgimento de organizações extremistas.

Os ataques realizados pela França são um lembrete da contínua vulnerabilidade da Síria diante da presença do ISIS e de outros grupos extremistas, e da necessidade de um compromisso internacional para garantir a segurança e a estabilidade da região. A França, ao lado dos Estados Unidos e de outras nações da coalizão, permanece empenhada na luta contra o terrorismo no Oriente Médio, com a esperança de evitar uma nova onda de violência que possa desestabilizar ainda mais o cenário já devastado da Síria.


Garanta acesso ao nosso conteúdo clicando aqui, para entrar no grupo do WhatsApp onde você receberá todas as nossas matérias, notícias e artigos em primeira mão (apenas ADMs enviam mensagens).

Clique aqui para ter acesso ao livro escrito por juristas, economistas, jornalistas e profissionais da saúde conservadores que denuncia absurdos vividos no Brasil e no mundo, como tiranias, campanhas anticientíficas, atos de corrupção, ilegalidades por notáveis autoridades, fraudes e muito mais.

Comentários